II – Encontro de Formação de Educadores(as) Ambientais-FEA

Publicado em: 06/07/2015 15:23

Aconteceu em Altônia, no dia 03 de julho de 2015, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, o segundo Encontro de Formação de Educadores Ambientais – FEA que pertence ao Núcleo de Marechal Candido Rondon da Bacia do Paraná 3 compareceu: Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Mundo Novo, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes e Terra Roxa.

O Tema desse Encontro foi “Saúde Integrativa” o objetivo geral do II item de formação é ampliar a noção de saúde, bem como desenvolver o senso e a capacidade de promoção de saúde por meio de uma visão integradora (hábitos, estilo de vida, práticas integrativas, responsabilidade pessoal e construção coletiva).

Na abertura estiveram presente ao Encontro de formação de Educadores Ambientais, o Prefeito Amarildo Novato, Vice-Prefeito Denílson do Detran, Presidente da Câmara Valdez Fabri, Secretário de Meio Ambiente Aparecido Fabrini o Secretário de Educação Edgard Virgilino e empresários.

Apesar da forte chuva compareceu o grupo de dança Let’s Dance da professora Juliana, que fez uma linda apresentação com a Música: “País das Águas”.

Foi apresentado um Vídeo de Altônia com as ações ambientais que o município vem realizando com os Coletivos Educadores de Altônia e parcerias.

Após as apresentações foi dado início as atividades do Programa Cultivando Água Boa - CAB Itaipu representado pela Patrícia Carvalho.

As oficinas deste curso foram coordenadas com os palestrantes em 3 salas, com atividades e dinâmicas que ajudaram muito a formação dos Educadores (as) que fortaleceu a construção coletiva por meios de diálogos e companheirismo analisando sua vida no contexto trabalhado.

Foi servido às 13h um delicioso almoço, com sucos e sobremesas preparado com receitas saudáveis, os presentes puderam degustar com grande prazer conhecendo como é bom ter uma alimentação saudável em nossas vidas.

O curso de formação foi maravilhoso e bem aproveitado porque ajudou a renovar as energias negativas e dar mais ênfase a nossa saúde tendo uma visão ampla em nosso dia a dia, responsabilidade pessoal e tendo uma participação coletiva; afirmaram as Gestoras: Ilda Maria e Marta Pizzi.

O curso foi encerrado às 16h30min, as autoridades entregaram lembrancinhas “Bolsas Recicláveis” e uma maçã do amor para cada Educador e Educadora dos municípios participantes, que ficaram muito felizes com o presente que receberam com a promessa de visitar Altônia em outras oportunidades e divulgar o nome do Município em sua região.

Parabéns a equipe da Itaipu pelos Palestrantes que trouxeram para dar esta capacitação de Formação para todos os Educadores (as) Ambientais dos 29 municípios que compõem os 3 núcleos da Bacia do Paraná 3 (CAB).

Abraços: CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALTÔNIA Agradecimentos: PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO (PÁROCO PADRE NATALINO) EMPRESAS E FACÇÕES QUE COLABOROU COM OS RETALHOS (JEANS) ESCOLAS MUNICIPAIS (Rubens, Telma e Jayme). CASA FAMILIAR RURAL CASA DO ARTESÃO ENTIDADES (APAE – PRCA – CRECHE E ESTAÇÃO DO OFÍCIO (Dolores) OLAVO SILVÉRIO – MONTAGEM DO VÍDEO INSTITUCIONAL COZINHEIRAS EM ESPECIAL (Maria, Gessy, Sileide, Neusa, Alzira, Prof.ª Neide Terezão). COSTUREIRAS: Cleuza Zampierre, Neusa, Gessy, Cleuza Camilo, Cidinha e DULCE BUFFET FAISÃO (Moises) GRUPO DE DANÇA Let’s Dance (Prof.ª Juliana, alunas e mães). FLORICULTURA CUPIDO (Bernadete) SUPERMERCADO BOM PREÇO SUPERMERCADO FOLHA VERDE Prof.ª Cristina Rovere, Lucia Nakata, Zela e Marcos Gamboa. VOLUNTÁRIOS AMBIENTAIS DE ALTÔNIA COLETIVOS EDUCADORES DE ALTÔNIA Apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTÔNIA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E TURISMO SECRETÁRIA DE AGRICULTURA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE SAÚDE Veja a Galeria de Fotos: [doptg id="2"]