Mobilização pela Educação - Escola Carlos Gomes

Publicado em: 09/07/2015 11:01

Em Altônia-PR, a Mobilização Social pela Educação é Contínua.

A Escola Municipal Carlos Gomes - Distrito Jardim Paredão, dá sequência ao Processo de Participação das Famílias na vida Escolar de suas Crianças.

Estimular a interação família-escola também é uma das estratégias para melhorar o processo ensino/aprendizagem da Escola Municipal Carlos Gomes - Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no Distrito Jardim Paredão.

No dia 25 de Junho, familiares e membros da comunidade foram à escola para conhecer projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

A Cartilha: Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi tema de apresentação conduzida na referida escola pela representante da SME, Maria de Lourdes Freitas da Silva. Com o auxílio da equipe de educadores da instituição de ensino, a mobilizadora distribuiu exemplares da cartilha e panfletos com dizeres “Para a educação melhorar, todos devem participar” e conversou com os pais de alunos sobre as orientações contidas no material.

Os materiais referidos possibilitam a aproximação entre pais, professores e demais educadores, propiciando às famílias a conscientização da importância da interação família e escola, resultando na melhoria da aprendizagem.

Através de apresentações, os alunos mostram suas habilidades e atividades desenvolvidas como:

- Projeto mais Educação, desenvolvido pelos alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de proporcionar aos alunos atividades Sócias Educativas, ampliando a jornada Escolar.

- Projeto de leitura envolvendo todos os alunos da escola, com objetivos abrangentes na intenção de formar futuros leitores, possibilitando a constituição de uma comunidade mais culta, mais racional.

- Projeto SEBRAE JEPP (Jovens Empreendedores) envolvendo os alunos de 1º ao 5º ano da escola, com objetivos de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional, abrangentes na intenção de formar Jovens Empreendedores.

Projeto CRESOL: Um olhar para o futuro, desenvolvido pelos alunos do 5º ano.

Foi lançado recentemente na Escola Municipal Carlos Gomes, no distrito Jardim Paredão, o Programa “UM OLHAR PARA O FUTURO", desenvolvido pelo Instituto INFOCOS e Central Cresol, através de um projeto piloto no ano de 2013, com o intuito de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar. O objetivo é também despertar nas crianças o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativas e a sua importância para a sociedade atual

- Projeto de jardinagem, desenvolvido pelos alunos do 1º ao 5º ano, com objetivo de proporcionar às pessoas que chegam à escola uma boa receptividade e bem estar, por chegar a um local bonito e agradável devido ao aspecto que o jardim proporciona.   Mostrar a todos as pessoas que ali trabalham, estudam e visitam que é possível viver em um local onde se pode ver o belo que foi desenvolvido pelas próprias crianças e funcionários da escola, sabendo assim valorizar mais o verde que nos cerca.

Neste evento fizeram-se presente: os pais e responsáveis de alunos, a diretora Dirlene Maciel, a orientadora Ivalda Farias de Souza, as professoras: Claudia Regina Lissoni, Claudirene Silva Coqueiro França, Sueli Aparecida Sofientini Gracite, Rosária dos Anjos Gabriel, Marcia Maria Ferro, Maria de Fátima Davanso da Silva, Ivante Aparecida da Silva Lucena,  Projeto mais Educação : coordenadora Cristiane Perdomo Varago do Carmo e as profissionais de apoio: Vergilia Martins de Oliveira e Leidimar Colognese da Silva.

Coordenadora da Mobilização Social pela Educação de Altônia Maria de Lourdes Freitas da Silva. Altônia 26 de junho  de 2015.

Equipe de Profissionais da Escola Carlos Gomes

Profissionais-Esc-Carlos-Gomes