Em Altônia-PR, a Mobilização pela Educação é Contínua

Publicado em: 24/07/2015 20:00

A Escola Municipal Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim, dá sequência ao Processo de Participação das Famílias na Vida Escolar de suas Crianças.

Estimular a interação família-escola também é uma das estratégias para melhorar o processo ensino/aprendizagem da Escola Municipal Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim - Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no centro em Altônia.

No dia 10 de junho de 2015, familiares e membros da comunidade foram à escola para conhecer projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

A Cartilha: Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi tema de apresentação conduzida na referida escola pela representante da SME, Maria de Lourdes Freitas da Silva.

Com o auxílio da equipe de educadores da instituição de ensino, a mobilizadora distribuiu exemplares da cartilha e panfletos com dizeres “Para a educação melhorar, todos devem participar” e conversou com os pais de alunos sobre as orientações contidas no material.

Não há como pensar em educação sem o envolvimento da família nesse processo. Escola e família são instituições sociais muito presentes na vida escolar do aluno, de forma que só se pode pensar em sucesso educativo se pensarmos também em trabalho conjunto. Educar é sem dúvida um papel que recai sobre a família e a escola. Por isso, quanto mais estreita for essa relação, melhor será o resultado.

“Vivemos numa sociedade capitalista, com as mães e os pais no mercado de trabalho, com cada vez menos tempo de acompanhar os estudos dos filhos, as tarefas de casa e passar um tempo prazeroso com eles”. “E a participação da família faz toda a diferença na educação.”

Nas instituições da rede municipal de Altônia, a maioria dos pais mostra interesse e acompanha o desenvolvimento dos filhos, participando de reuniões bimestrais e também de comemorações oferecidas pelas instituições.

No dia da entrega dos boletins, os pais aproveitam para conversar com os professores sobre o desempenho dos filhos.

A escola em epígrafe desenvolve vários projetos organizados com o apoio de todos os profissionais que atuam na instituição de ensino.

- Projeto mais Educação, desenvolvido pelos alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de proporcionar aos alunos atividades Sócias Educativas, ampliando a jornada Escolar.

- Projeto SEBRAE JEPP (Jovens Empreendedores) envolvendo os alunos de 1º ao 5º ano da escola, com objetivos de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional, abrangentes na intenção de formar Jovens Empreendedores. Objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social dentro dos currículos escolares.

- Projeto de leitura com Mala Viajante envolvendo todos os alunos da escola, com objetivos abrangentes na intenção de formar futuros leitores, possibilitando a constituição de uma comunidade mais culta, mais racional.

- Projeto DETRAN nas Escolas As cartilhas educativas são destinadas a crianças do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano das escolas da rede municipal de Altônia, Estado do Paraná. O objetivo da distribuição deste material é trabalhar o tema trânsito, com os alunos, de forma interdisciplinar, contribuindo para a mudança de comportamento, frente a situações de perigo ao redor da escola, diminuindo o número de acidentes.

- Projeto Agrinho. Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas. O Município de Altônia tem feito Adesão a este Projeto todos os anos com o intuito de proporcionar aos alunos a participação nos Concurso realizado nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, Programa vem provocando em termos de ações efetivas.

O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica.

Neste evento fizeram-se presente: os pais e responsáveis de alunos, a diretora Marta Cristina Ferreira Pizzi, a orientadora Roselaine Oliveira Quintana Massetti, a Secretária Lúcia Hifumi Nakata, a Coordenadora do Projeto mais Educação Cristina de Fátima Peluso Rovere e as professoras: Andreia Virgilino Baroni Badziak, Cidinei de Castro Tamaio Zaninelli, Claudirene Silva Coqueiro França, Cleysiane Gobetti Afonso Gamboa, Cristiane Silvana Biasotto Deroci, Damares Lizete Barbosa Buti, Debora Cristina Castanho de Souza, Denair Lemos dos Santos de Lima, Deolinda Dalsico Marroco, Edileuza Aparecida Gallo Camilo, Erica Bonfim, Eunice de Queiroz de Oliveira, Juliana Stel de Azevedo, Lindomar Batista Fermino, Maria Augusta dos Santos Belanda, Natiele Fernanda da Silva Lucena, Selma Aparecida Gobe Piran Quina, Silvana Cunha Bincoleto, Simiramis Guilherme, Tatiana Farias Ribeiro, profissional de Apoio, Ivan Marcelino Floriano e representantes da APM da referida escola.

Coordenadora da Mobilização Social pela Educação de Altônia
Maria de Lourdes Freitas da Silva.

Altônia 24 de julho de 2015.

Profissionais da Educação da Esc. Mun. Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim

mobilizacao-educacao-telma-01 mobilizacao-educacao-telma-02

Pais e Comunidade da Esc. Mun. Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim

mobilizacao-educacao-telma-05mobilizacao-educacao-telma-04 mobilizacao-educacao-telma-03