Prefeito de Altônia na luta contra o fechamento da Casa Familiar Rural

Publicado em: 30/07/2015 08:37

O Prefeito de Altônia Amarildo Novato está dedicando todos os esforços possíveis para que a Casa Familiar Rural (CFR) instalada em Altônia no Bairro Paineira 2, não venha ser fechada como havia determinado a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Amarildo participou no dia 23 de junho em Laranjeiras do Sul a convite da ARCAFAR/SUL (que é a associação que administra as CFRs) de um encontro para discutir o não fechamento das casas, nesse encontro os prefeitos e seus representantes marcaram uma reunião em Curitiba na SEED, e posteriormente com o Governador Beto Richa, tudo com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Amarildo que faz parte da comissão encarregada em liderar conversações com o Governo do Estado está otimista quanto a uma possível mudança de ideia do Governo com relação ao fechamento das Casas.

A ARCAFAR/SUL havia recebido e repassado às CFRs que o fechamento seria no dia 31 de julho de 2015, mas após encontro realizado em Curitiba na AMP no dia 22 de julho ficou acertado entre os municípios e a Secretaria do Estado da Educação que as Casas estarão em funcionamento até dia 31 de dezembro de 2015 com possibilidade de continuarem suas atividades em 2016. A Casa Familiar Rural de Ensino Fundamental e Qualificação em Agricultura está em funcionamento em 20 municípios atendendo em torno de 600 alunos.

O Prefeito Amarildo que participou do encontro em Laranjeiras do Sul e posteriormente em Curitiba teve a oportunidade de explicar diretamente à Secretária de Estado da Educação, Prof.ª Ana Seres Comim e ao Governador Beto Richa a importância de se manter as CFRs abertas e atendendo os jovens e as famílias dos municípios. Ainda de acordo com Amarildo, com as Casas em funcionamento é possível a empregabilidade do conhecimento adquirido pelos alunos diretamente com as famílias e em suas propriedades.

Como uma maneira de agradecer o empenho e dedicação do Prefeito, a Casa Familiar Rural de Altônia, através dos alunos, professores e representante dos pais ofereceu no dia 28 de julho um almoço ao Prefeito e assim eles tiveram a oportunidade de ouvir do próprio Amarildo como está o andamento na luta contra o fechamento das Casas Rurais.

reuniao-acrafa-01 reuniao-acrafa-02 reuniao-acrafa-03