O Secretário Municipal de Saúde de Altônia, Edson Souza repassou ao Prefeito Amarildo Novato o prêmio recebido na Bahia, onde o Secretário esteve representando todos os profissionais da saúde do município. Amarildo Novato fez questão de parabenizar o Secretário e toda sua equipe que estão fazendo um trabalho que tem vindo de encontro o anseio da população, ainda de acordo com o Prefeito muitas ações ainda precisam ser feitas, mas com certeza a saúde vem conseguindo nos últimos proporcionar ao contribuinte um atendimento que esteja dentro do esperado, e mesmo com as dificuldades enfrentadas com o momento por que passa o país, Altônia está procurando fazer sua parte que é atender sua gente.
A Secretaria de Saúde de Altônia foi contemplada o Prêmio Dr. Carlos Chagas 2015 em sua décima segunda edição, prêmio este concedido em reconhecimento as ações realizadas que trouxeram melhoria à saúde pública do Município, assim como a implementação das metas de gestão que contribuíram para elevar a qualidade dos serviços.
A pesquisa foi elaborada respeitando vários critérios e indicadores e seu município teve um grande índice de satisfação:
CRITÉRIOS: • Projetos, obras e aquisições municipais na área da Saúde; • Programação Anual de Ações do Plano Municipal de Saúde (PAS); • Média positiva de metas alcançadas pelo PPI-VS; • Articulação com outros órgãos municipais, estaduais e federais e entidades da iniciativa privada para o desenvolvimento de programas conjuntos; • Promoção de campanhas de esclarecimento, objetivando a preservação da saúde da população;
A entrega do prêmio aos 50 melhores Secretários Municipais de Saúde do Brasil foi precedido pelo Congresso de Gestores, em sua 12ª Edição, que também discutiu temas pertinentes à saúde pública e ao SUS, com palestras, debates, fórum de troca ideias.
De Acordo com o Secretário, ele apenas representou os servidores da saúde do Município Altônia, porque este título pertence a todos eles.
“Fui representar o município porque sou o gestor, mas sem o trabalho de todo o grupo de nossa secretaria, sem o apoio decisivo do Prefeito Amarildo, o Município de Altônia nunca teria conseguido este importante prêmio de reconhecimento a nível nacional. É claro que sei que há muito que fazer; nesse congresso pude trocar algumas informações com diversos secretários de diversas regiões do país e pude ver que o sistema de saúde é precário no pais inteiro, mas conforme relato de um dos palestrantes presente, o governo do estado do Paraná tem olhado de forma especial para a Saúde e é o estado brasileiro que mais avança nesse segmento. Uma coisa me deixa muito feliz: estamos avançando, e este prêmio está ai para garantir. Estamos no caminho certo e muito há de ser feito ainda, e faremos, se Deus assim nos permitir”.