Transformando um Dom em Arte

Publicado em: 01/04/2016 16:45

O Prefeito Amarildo Novato acompanhado do Vice-Prefeito Denilson do Detran estiveram na sexta-feira dia 01 de abril na residência do Sr. Dionísio Capioto onde puderam ver de perto os trabalhos artesanais idealizados por ele. As peças esculpidas em madeira são confeccionadas na própria residência.

O Sr. Dionísio atribui o dom da montagem das peças a Deus, pois quando jovem iniciou suas atividades de carpinteiro e isso fez com que ele despertasse e passou a se interessar em montar as peças em madeiras em formato de animais e aves e até a casa do famoso João de Barro e também um parquinho com dez peças que funcionam movidas por um pequeno motor, parquinho esse que encanta todos da família e os amigos que visitam Sr. Dionísio. Além do parquinho ele tem ainda montado no fundo do quintal um viveiro aberto para que os pássaros possam se alimentar e ainda uma pequena piscina toda com piso em azulejo para que os pássaros tenham condições de se refrescar. Sr. Dionísio Capioto lembrou ao Prefeito e ao Vice que esse é um trabalho que exige além da técnica muita paciência, habilidade e claro tempo, pois todas as peças são minuciosamente pensadas em todos os detalhes possíveis, procurando fugir o mínimo possível da realidade de cada objeto ou boneco montado, mas como um escultor paciencioso Sr. Dionísio que o parquinho está longe de estar pronto, pois com a habilidade adquirida com o tempo e a benção de Deus muitas outras peças e bonecos serão produzidos.

O Prefeito Amarildo ficou encantado com que viu, e lembrou que mesmo conhecendo o Sr. Dionísio há muitos anos desconhecia esse lado de escultor de um dos pioneiros de Altônia.

Denilson do Detran que da mesma forma se encantou ao presenciar tamanha qualidade na montagem das peças, frisou a importância de conhecer e saber que Altônia conta com uma pessoa com tanto talento natural.

Amarildo e Denilson na visita à casa do Sr. Dionísio Capioto também foram recepcionados pela filha Denise, a neta Ângela e o bisneto Lorenzo do anfitrião.

E você do município de Altônia, que conta com algum talento em qualquer área, procure a Divisão de Cultura para que possamos divulgar aquilo que faz de você um artista.

DSC03490 DSC03492 DSC03503 DSC03507

DSC03515 DSC03505