A Divisão de Cultura e Comunicação é a unidade de trabalho da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Comunicação, que tem como incumbência a divulgação e comunicação das informações a serem divulgadas à população de Altônia.
À Chefia da Divisão de Cultura e Comunicação compete a comunicação e divulgação de noticias da administração junto aos meios de comunicação - jornais, revistas, internet, emissoras de rádios e televisão e outros, tais como publicidade volante (carro de som) etc. A maior parte das informações a serem divulgadas para a população de Altônia, deverão ser aprovados e divulgados pela Divisão de Cultura e de Comunicação da Prefeitura, que será responsável pela qualidade e conteúdo da divulgação. É primordial que a Divisão de Cultura e de Comunicação conheça e saiba como funcionam os meios de comunicação, qual a linha editorial, o público-alvo e como é feita a seleção de notícias de cada veículo, garantindo uma divulgação eficiente e bem sucedida. Cabe ainda à Divisão de Cultura e de Comunicação, identificar informações que possam vir a ser notícias ou que possam proporcionar a intervenção do assessorado; Divulgação de eventos que possam gerar interesse por parte dos veículos de comunicação; redigir, por determinação do Prefeito, notas, artigos e comentários diversos sobre as atividades da Prefeitura, para divulgação através dos meios de comunicação ao seu alcance; Definição, em consenso, com a administração, das responsáveis em atender a imprensa, ou seja, determinar quem serão as fontes de informações por setores, a serem consultadas pelos veículos de comunicação; Orientação/dicas às pessoas acima descritas de formas de tratamento à imprensa (pode ser fornecido material escrito), bem como do funcionamento dos veículos de comunicação. Preparar e organizar a política de comunicação social do Poder Executivo e as atividades dela decorrentes; Coordenar os trabalhos de informação ao público acerca das atividades dos órgãos da Prefeitura; Promover a divulgação, pelos meios próprios, das atividades do Poder Executivo, bem como de qualquer assunto que tenha interesse público e esteja afeto a qualquer órgão da Prefeitura; Providenciar, junto aos meios de informações, a divulgação das atividades de caráter público do Chefe do Poder Executivo e de seus auxiliares; Manter o registro das atividades do Gabinete do Prefeito relativas à sua área de atuação, no sentido de fornecer elementos necessários à elaboração de relatórios; Verificar a exatidão da documentação, comprovantes e demais componentes de faturas de prestação de Obras e de divulgação na Administração Municipal; Registrar e manter controles a respeito das importâncias pagas a órgãos de divulgação, apresentando relatórios quando solicitados; Preparar, organizar e promover as atividades de cerimonial e programas oficiais do Prefeito; Preparar, organizar e promover as atividades de recepção a hóspedes oficiais do Governo Municipal; Programar, organizar e promover a execução das atividades sociais internas que visem ao congraçamento dos servidores do Município; Manter atualizado o registro de nomes, endereços, telefones e datas de nascimento de autoridades e cidadãos que mantenham relacionamento com o Prefeito; Analisar e apreciar as relações existentes entre a Prefeitura e o público em geral, sugerindo, sempre que necessário, medidas para sanar as deficiências, executar outras tarefas correlatas determinadas pelo Secretário ou pelo Executivo Municipal;